A Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho mantém uma chamada aberta para artigos durante 2023, recebendo artigos em espanhol e português.
Convidamos os brasileiros a escrever nesta publicação que é QUALIS A1.
Estratégia para o ensino de Relações Internacionais na carreira do Direito em Cuba
A intrínseca relação entre a epistemologia jurídica e a Didática do Direito constitui o ponto de partida para abordar o processo de ensino-aprendizagem do Direito nas Universidades. Por sua vez, o contexto internacional e o desenvolvimento das relações multifacetadas atuais aclamam as novas abordagens inter, multi e transdisciplinares do direito internacional. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma estratégia pedagógica para o ensino das Relações Internacionais na carreira do Direito em Cuba, de modo que contribua para a formação integral do jurista. É analisada a interligação entre duas ciências: Direito e Relações Internacionais, com particular incidência na abordagem do Direito Internacional. É realizada uma revisão dos currículos no nível nacional e internacional, que sugerem a previsão curricular de competências profissionais genéricas e específicas. A proposta aborda uma estratégia pedagógica concebida para o redesenho curricular do Direito Internacional como disciplina científica, a transversalidade do ensino das Relações Internacionais na carreira do Direito e a inclusão de um sistema de atividades extracurriculares que promovam a atuação profissional na o estudante de direito.
Adoración Carballo Moya, Universidad de Pinar del Río
Es Maestrante en la XII Edición de la Maestría en Ciencias de la Educación del Centro de Estudios de Educación Superior de la Universidad de Pinar del Río, Cuba. Se graduó como Licenciada en Derecho con Premio al Mérito Científico en la Universidad de Pinar del Río, Cuba. En 2018 obtuvo el Premio Nacional “Miguel D' Estéfano Pisani” en Derecho Internacional, otorgado por la Unión Nacional de Juristas de Cuba. Es miembro del Capítulo Provincial de la Sociedad Cubana de Derecho Internacional. Ha publicado artículos científicos en revistas especializadas tales como Márgenes (Cuba) y Cuaderno de Pedagogía Universitaria (República Dominicana).
Lisett Daymaris Páez Cuba, Universidad de Pinar del Río
Es Doctora en Ciencias Pedagógicas y Máster en Ciencias de la Educación. Se graduó como Licenciada en Derecho con Título de Oro en la Universidad de Pinar del Río, Cuba. En 2017 obtuvo el Premio Nacional “Joven investigador” en Ciencias Pedagógicas, otorgado por el Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente en Cuba. Ha realizado estancias de investigación en la Universidad de Granada, España y en la Universidad de Estocolmo, Suecia. Ha publicado artículos científicos en revistas especializadas tales como Pedagogía Universitaria (Cuba), Oralia. Análisis del Discurso Oral (España), Revista deEducación y Derecho (España), y Cuaderno de Pedagogía Universitaria (República Dominicana). Es coordinadora del proyecto de innovación “Modelo de formación integral del profesional del Derecho” (PI-145), en ejecución durante el periodo 2017-2020. Es Vicepresidenta del Capítulo Provincial de la Sociedad Cubana de Derecho Internacional. Actualmente funge como Vicedecana de Investigación y Posgrado de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, de la Universidad de Pinar del Río, Cuba
Carballo Moya, A., & Páez Cuba, L. D. (2020). Estratégia para o ensino de Relações Internacionais na carreira do Direito em Cuba. Revista Pedagogía Universitaria Y Didáctica Del Derecho, 7(2), 279–298. https://doi.org/10.5354/0719-5885.2020.57809